Um dos aspectos muito importantes para a Hemodiálise é água que vai ser utilizada no procedimento. A água para hemodiálise deve seguir padrões de qualidade conforme legislação e ser testada periodicamente para validar seu uso. O paciente está exposto a cerca de120 litrosde água a cada sessão de hemodiálise e qualquer alteração ou contaminação pode provocar repercussões em seu estado de saúde.

O Instituto de Doenças Renais busca de forma permanente melhorias para seus pacientes, o sistema de tratamento de água para hemodiálise é uma das preocupações da instituição visto a interferência direta na saúde do paciente.

Atualmente dispomos de um sistema de tratamento de água para hemodiálise em acordo com o exigido pela RDC 11 e com assistência técnica especializada.

O sistema é composto de pré-tratamento, osmose reversa, tanque de armazenamento e distribuição de água em forma de loop.

Os métodos de desinfecção são realizados com osmose duplo passo e com produtos químicos validados seguindo protocolos de uso.

Testes diários são realizados na água disponibilizada aos pacientes e testes microbiológicos e físico-químicos são realizados com laboratório credenciado pela REBLAS (Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde).